Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe concede Título de Cidadão a Dom José Ruy e aos freis agostinianos em Sessão Solene
A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe realizou, na noite desta quarta-feira (10), uma Sessão Solene para a entrega do Título deCidadão Santa-cruzense ao bispo Dom José Ruy Gonçalves Lopes e aos freis agostinianos Jean Alves de Lima, Pedro Higo Silva do Nascimento e Jeferson Dias da Silva. As homenagens foram propostas pelos vereadores Deomedes Brito e Emanuel Ramos. A honraria reconhece a contribuição religiosa e social dos homenageados à comunidade local, especialmente por meio de suas ações na Paróquia Santo Agostinho, no bairro de mesmo nome.
O presidente do Poder Legislativo municipal, Augusto Maia, pontuou a seriedade com que os parlamentares votam os projetos de resolução de concessão de Título de Cidadania e frisou que a “principal homenagem deste município é concedida àqueles que adotam a nossa terra como seu segundo lar e contribuem significativa para o seu desenvolvimento, pois a mensagem de fé, de esperança e de solidariedade pregada por Dom Ruy e pelos freis Jean, Higo e Jefferson transformam vidas e nos conduzem ao caminho de Deus,” frisou o presidente.
Dos quatro homenageados, três foram de autoria do segundo secretário da mesa diretora, vereador Deomedes Brito, incluindo o projeto dedicado ao quinto bispo diocesano de Caruaru, dom José Ruy. “Santa Cruz do Capibaribe foi a primeira paróquia, depois da catedral, que eu visitei após tomar possecomo bispo, e agora é também a primeira cidade a me conceder, em sessão solene, a cidadania entre as 19 que compõem a Diocese de Caruaru. Todas as vezes que eu passar por aqui, poderei lembrar com o coração agradecido, aqui também é a minha terra, aqui também o meu lugar,” frisou Dom Ruy.
O Prior local da Ordem Agostiniana, frei Jean Alves, destacou a alegria de servir à comunidade de Santo Agostinho e apresentou o projeto que a ordem pretende desenvolver no município. “Desde o primeiro dia que chegamos aqui, pensamos em construir um colégio particular de ensino, mas vendo a realidade e a necessidade de nosso bairro, o projeto se transformou em um Colégio Filantrópico de ensino integral com valores cristãos Católicos, esse é o nosso desejo de trazer para Santa Cruz,” pontua.
A sessão marcou ainda o início das homenagens de despedida ao frei Pedro Higo, que será transferido para a Paróquia Santa Rita de Cássia, no Parque Novo Mundo, zona Norte de São Paulo. “Ao longo desse um ano e seis mesesque passei aqui, o Senhor Deus me deu a graça de construir muitas e bonitas amizades e esse é o maior presente que levo dessa comunidade. O frei Maurício, o nosso Prior-Provincial sempre nos diz que o nosso maior tesouro é o povo e aolongo desse período que eu passei com vocês, constatei que essa é a grande verdade de nossa vocação,” frisou o frei.”
Através do projeto de Resolução de autoria do vereador Emanuel Ramos, o frei Jeferson Dias foi o terceiro religioso agraciado com o Título de Cidadania. O coração cheio de gratidão ao nosso Deus, recebo esse título comosinal de acolhimento fraterno dessa terra e desse povo que já moram no meu coração. Recebo esse título não como um mérito pessoal, mas com a responsabilidadede continuar servindo com amor e dedicação ao povo dessa terra e, de modo especial, ao povo da paróquia de Santo Agostinho,” discursou o frei.
Além da comunidade cristã do bairro Santo Agostinho, prestigiaram a cerimônia, o deputado estadual Diogo Moraes, o vice-prefeito Flávio Pontes, os parlamentares Dr. Nanau, Cristóvão Bomba e Carlinhos da Cohab, os párocos das paróquias de Nossa Senhora Aparecida e do Senhor Bom Jesus dos Aflitos e São Miguel, Adriano Davi e Janailton Alves e o diácono Gean Carlos. A sessão solene foi marcada pela emoção, reconhecimento erenovação do compromisso dos homenageados com a missão evangelizadora e socialna cidade.