Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe discute impactos e consequências da Adultização Infantil
Atenta as discussões da sociedade contemporânea, a Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe realiza a primeira edição do programa Bate-Papo na Câmara, que terá como tema “Adultização Infantil: Impactos e Consequências”. O institucional será transmitido hoje (3), às 19h, pelo canal oficial da Câmara no YouTube e reunirá especialistas, parlamentares e educadores para um debate profundo sobre os desafios que afetam a infância e adolescência em meio ao avanço das tecnologias digitais e à exposição precoce a conteúdos inapropriados.
Entre os convidados, está o perito digital Jadiel Mestre, que abordará o papel dos algoritmos e os riscos da tecnologia deepfake na formação da identidade infantil. O advogado Igor Ferreira, especialista em ilícitos digitais, irá apresentar o Projeto de Lei n° 2628/2022, que trata da proteção de crianças e adolescentes em ambientes virtuais.
A discussão também contará com a presença do vereador Tallys Maia (MDB), autor do PL nº 5/2025, que propõe a proibição do uso de celulares e aparelhos eletrônicos dentro das salas de aula das escolas municipais e particulares. Já a vereadora Myllena de Iapoi (PP) apresentará seu PL nº 216/2025, que busca restringir músicas, vídeos e coreografias com conteúdo inapropriado em instituições de ensino.
Completam a roda de conversa o vereador e professor Gilson Julião (MDB), trazendo relatos da sua vivência com estudantes da rede estadual, e a conselheira tutelar Ana Letícia, que abordará casos concretos enfrentados na atuação junto a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
Além dos debates, a proposta conta com um momento aberto para perguntas feitas por estudantes da EREM Padre Zuzinha, promovendo a escuta ativa dos jovens e estimulando sua participação nas discussões públicas.
A proposta do programa Bate-Papo na Câmara é fomentar o diálogo entre o legislativo municipal, especialistas e a comunidade, contribuindo para a construção de políticas públicas eficazes e sensíveis às realidades vividas por crianças e adolescentes. “Semanalmente, teremos esse encontro de diálogo, de troca de conhecimentos e de compartilhamento de informações com a população de nossa cidade,” pontua o presidente Augusto Maia (MDB).