CPI do Milho apresenta relatório final e pede incriminação de servidores do município incluindo secretário

por VictorOliveira — publicado 28/11/2023 08h10, última modificação 28/11/2023 08h11
Documento encerrou o plano de trabalho nesta segunda-feira

A Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga o possível sumiço de milho e sorgo destinados pelo IPA a Santa Cruz do Capibaribe apresentou e aprovou o relatório final na manhã desta segunda-feira, 27. Os vereadores Nailson e Capilé votaram a favor e Augusto contra.

O relatório, elaborado por Capilé da Palestina (PSD), será encaminhado ao Ministério Público de Pernambuco, à presidência da Câmara e a ALEPE - nesse caso, por possíveis falhas no trabalho do IPA.

O documento detalha toda a trajetória da CPI e aponta que o servidor Israel Moura - responsável pela conferência e coleta - deve responder pelo crime de improbidade administrativa. Também atribui a Maria Elaine Silva e Lívio Ferreira da Silva - integrantes da sindicância que apurou o fato - crime de falsidade ideológica a partir de indícios de fraude no processo administrativo.

O então Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, Marcelo Cumaru, foi apontado por ter praticado crime de prevaricação "pelo fato de ter retardado a abertura de procedimento administrativo visando apurar informações constantes no relatório da Comissão do Programa de Distribuição de Sementes do Estado de Pernambuco."

O presidente, vereador Nailson Ramos (MDB), destacou o trabalho realizado pela CPI em quase seis meses. "Nosso papel foi feito de investigar, de ouvir as pessoas. Ficamos felizes em fazer nosso papel de fiscalizar. Ficou claro que infelizmente que saiu perdendo foi o trabalhador, o homem do campo.", pontuou.

CPI do Milho e do Sorgo
Essa comissão iniciou os trabalhos em 24 de maio desse ano e apresentou vídeos, relatórios, notas fiscais e promoveu a ouvida de servidores que estiveram direta ou indiretamente envolvidos na coleta das sementes.

Crédito: Wallan Max/ASCOM Câmara