Transparência em pauta: Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe presta contas à população
Cumprindo a Resolução nº 002/2017, que determina a obrigatoriedade de apresentação da prestação de contas das atividades legislativas e financeiras ao final de cada semestre, a Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe realizou, na última terça-feira (9), uma Audiência Pública para apresentar os relatórios dos departamentos de Controladoria, Contabilidade, Licitação e Contratos, Secretaria Legislativa e Comunicação, assim como, a produção legislativa e as ações desenvolvidas por cada parlamentar da 17ª Legislatura.
A audiência foi conduzida pelo presidente da Casa, vereador Augusto Maia (MDB), que ressaltou o compromisso da Mesa Diretora com a transparência e a eficiência na gestão pública. O presidente relembrou ainda o início do ano, marcado pela votação do reajuste salarial dos professores, como um símbolo do novo ritmo de trabalho adotado pela Casa.
“Desde o início do ano, quando recebemos o projeto de reajuste dos professores e convocamos uma Sessão Extraordinária ainda em janeiro para votar a matéria, a população começou a perceber que esta legislatura seria diferente, focada realmente em trabalhar por Santa Cruz do Capibaribe”, afirmou Augusto Maia.
Entre os dados apresentados na audiência, destacam-se:
Despesa com pessoal de 48,79%, percentual bem abaixo do limite constitucional de 70% estabelecido pelo Art. 29-A;
46 contratos celebrados para prestação de serviços, aquisição de equipamentos e insumos;
Quase 1.500 matérias legislativas tramitadas no período;
Cobertura audiovisual de 98% das atividades parlamentares realizadas no plenário;
Em parceria com o Poder Executivo, a aquisição de uma UTI Móvel totalmente equipada, um investimento de R$ 700 mil para fortalecer o atendimento em saúde do município.
Conquista do Selo Diamante, com 100% no Índice de Transparência do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), ciclo 2025 — o maior reconhecimento nacional na área.
A prestação de contas reforçou o compromisso do Legislativo municipal com a transparência, a responsabilidade e o serviço à população.