Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe participam da 26ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios
Comprometida com o aprimoramento da administração pública municipal, a Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe participa, entre os dias 19 e 22 de maio, da 26ª Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios. Promovida pela Confederação Nacional do Municípios (CNM), o evento traz como temática central a "Autonomia Municipal: a força que transforma o Brasil". Além de discutir temas centrais, como a Reforma Tributária e PEC da Sustentabilidade, a Marcha visa promover o diálogo entre às diferentes esferas do governo, buscar soluções para os desafios municipais e fortalecer a atuação do poder local.
O presidente Augusto Maia (MDB), acompanhado dos demais vereadores, frisou a importância desse momento para o aprimoramento das práticas administrativas, o desenvolvimento de projetos de leis, baseado na experiência de outros municípios e, principalmente, no fortalecimento da autonomia de cada município frente a suas particularidades. “Desde que chegamos a Brasília, temos vivenciado momentos de muito aprendizado. Seja nas arenas ou nos painéis, cada vereador tem buscado aprimorar os conhecimentos nas áreas de atuação de seu mandato. Voltaremos para Santa Cruz, ainda mais comprometidos a melhoria da vida da população,” firmou o presidente.
Tida como o maior evento emancipalista da América Latina, a Marcha oportunizou aos parlamentares uma verdadeira imersão nas mais diversas temáticas da administração municipal. Isso porque, paralelo à programação do palco principal, a CNM promoveu mais de 40 Arenas Técnicas, como as dedicadas ao Piso Nacional do Magistério, o novo FUNDEB, Judicialização da Saúde, universalização do saneamento básico, equacionamento do déficit previdenciário do Regime Próprio, adequação do Poder Publico à LGPD, entre outras temáticas.
Para o presidente da comissão de Educação e Cultura, Irmão Soares (PSD), “muitas das arenas temáticas dialogam justamente com a realidade de nosso município e termos a oportunidade de participar de discussões com especialistas sobre esses assuntos nos ajuda a legislar com mais propriedade”, frisou.
Membro da comissão de Legislação e Justiça, Adilson Bolsonaro (PL), participou, nesta quinta-feira (21), do painel especial sobre Reforma Tributária e destacou que essa matéria precisa de uma discussão ampla e justa com os municípios. “Não há dúvidas de que a Reforma Tributária é necessária, mas acredito que ela precisa acontecer de forma justa com a realidade de cada município”, destacou o parlamentar.
DISCURSOS
Ainda na sessão de abertura, o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, detalhou o impacto dos programas na folha e na previdência. A governadora Raquel Lyra reforçou o pedido de autonomia dos municípios. O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, pontuou o papel histórico do movimento municipalista para a garantia do debate. O presidente do Senado, David Alcolumbre, ressaltou o compromisso do Senado Federal com os municípios. O vice-presidente Geraldo Alckmin celebrou o fortalecimento da democracia e o presidente Lula anunciou programas nas áreas de Saúde e de Habitação.